segunda-feira, novembro 16, 2009

Dia Mundial da Diabetes - 14 Novembro 2009

No passado sábado, a Juventude da Cruz Vermelha de Vila Viçosa realizou um Rastreio Gratuito de Diabetes e Obesidade para assinalar o Dia Mundial da Diabetes.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2006 haviam cerca de 171 milhões de pessoas com Diabetes no Mundo, e esse índice aumenta muito rapidamente.É estimado que em 2030 este número dobre, sendo esta doença considerada a Epidemia do século XXI. Portugal é um dos países com maior número de diabéticos.

Durante a manhã de sábado, das 9h às 12h, junto ao Mercado Municipal de Vila Viçosa, os nossos voluntários rastrearam 122 pessoas que se juntaram a nós para se informarem e se aconselharem sobre esta patologia.

A Tenda dos Rastreios da Juventude da CVP de Vila Viçosa



Rastreio de Diabetes (Glicémia Capilar)






Para além da habitual "picada do dedo" para avaliação da glicémia capilar (açúcar no sangue) a JCVP de Vila Viçosa realizou um Rastreio de Obesidade (IMC e perímetro abdominal) e tinha planeado algumas actividades físicas, que não se realizaram devido ao mau tempo que se fez sentir no exterior da nossa tenda.

Rastreio de Obesidade (Peso, Altura, IMC, perímetro abdominal)





Das 122 pessoas rastreadas (61.5% - Sexo Feminino e 38.5% - Sexo Masculino), com média de idades de 57,8 anos, observamos:
- 23 casos (18,8%) com Diabetes tipo 2, já conhecidos, 2 dos quais com valores de glicémia capilar dentro dos valores da normalidade;
- 15 casos (12,3%) com níveis de glicémia capilar elevados, aconselhados a repetir a análise e a consultar o médico de família;
- 1,8 % casos com Peso Inferior ao Normal (IMC inferior a 18);
- 35,8% casos com Peso dentro dos valores normais (IMC entre 19 e 25);
- 40,4% casos com Excesso de Peso (IMC entre 26 e 30);
- 22 % casos com Obesidade (IMC superior a 30);
- 62,4% casos com Peso Superior ao recomendado.

Recomendámos a todos uma prática regular de exercício físico (caminhada, bicicleta, etc) e um cuidado reforçado na alimentação, para prevenirem a Diabetes.

Distribuição de Informação de Diabetes e Gripe A



Esperamos ter dado um importante contributo para a prevenção da Diabetes.

Qualquer dúvida ou esclarecimento basta contactarem-nos por e-mail: juventude.cvp.vv@gmail.com


Até Breve

Sem comentários:

#SobreViver

Pede ajuda sempre que te sentires menos bem e olha para os teus amigos e familiares com carinho e vê se também eles precisam de um ombro ami...