segunda-feira, dezembro 17, 2018

FAZ ECO - Recicla lixo

A Banana coloca o lixo todo junto, não sabendo distinguir o que pode ser reciclado. 😔

Cada cidadão em Portugal continental produziu 1,32 quilogramas de resíduos por dia, em 2017, totalizando 4,75 milhões de toneladas, em que 83,5% tiveram origem em recolha indiferenciada (Visão, 2018). 😨

Não sejas banana e recicla o lixo! Podes ajudar a criar novos postos de trabalho e a deixar o teu planeta mais saudável. 😉


terça-feira, dezembro 11, 2018

Ofereça um presente salva-vidas!






Este Natal ofereça um presente que salva vidas Com foco na importância dos primeiros socorros e na prevenção de doenças cardiovasculares e morte súbita, a Cruz Vermelha acaba de lançar o “Kit de Primeiros Socorros – Uma Mala Salva-Vidas”, em parceria com a Associação Nacional das Farmácias e com o apoio da SANOFI. Disponível, este Natal, em cerca de 50 farmácias da Grande Lisboa, pelo valor de 22€, incluindo 3 vouchers de oferta: 50% de desconto no Curso de Suporte Básico de Vida (SBV – 4h), na Escola de Socorrismo da CVP, em Lisboa; 1 rastreio cardiovascular, no Hospital da CVP, em Lisboa; e a 1.ª anuidade do Cartão de Saúde CVP (Hospital CVP).

segunda-feira, dezembro 10, 2018

FAZ ECO - Utiliza o Oleão

A Banana deita pela banca o óleo gasto na cozinha. 😱

Estima-se que um litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa (Só Biologia, 2018).

Não sejas Banana e recicla o óleo! O Óleão é o ecoponto indicado para colocares os óleos usados e assim reduzires a tua pegada ecológica. 😊👍


segunda-feira, dezembro 03, 2018

FAZ ECO - Doar livros

Esta Banana tem uma pilha de livros que já não usa, nem tem mais interesse em ler!!
Todos os anos são gastos milhares, ou mesmo milhões de toneladas de papel e tintas tóxicas em impressões e muitos milhões de litros de combustível no fabrico e transporte de livros escolares (Diário de Notícias, 2017). Não são apenas os livros escolares que podem ser reutilizados. Qualquer livro poderá passar pela sua reutilização, contribuindo para a redução no impacto ambiental. 🤔📚

Não sejas Banana e doa os livros! Contribui para esta cadeia que ajuda o ambiente a ser mais sustentável! Faz Eco! 📖


segunda-feira, novembro 26, 2018

FAZ ECO - Recicla papel

A Banana não se preocupa em reutilizar o papel, mesmo que este esteja em bom estado.
A maioria das pessoas continua a preferir ler conteúdos impressos, ter contato com livros e revistas em papel. Para produzir uma tonelada de papel são necessárias entre 20 a 30 árvores adultas e aproximadamente 100 mil litros de água, o que provoca um grande impacto no nosso meio ambiente, conduzindo à desflorestação (Pensamento Verde, 2013). 😫🌳🌲

Não sejas Banana! Reutiliza o papel! Vira a página e Faz Eco





quarta-feira, novembro 21, 2018

EuropAlien

EuropAlien: O jogo da Juventude Cruz Vermelha que é já um sucesso!

A JCVP Vila Viçosa este presente, em Lisboa, na formação desta ferramenta pedagógica criada para a inclusão social de jovens vulneráveis e que tem por base as 8 prioridades da Estratégia da União Europeia para a Juventude.

#EuropAlien #JCVP




segunda-feira, novembro 19, 2018

FAZ ECO - Reutilizar sacos

Esta Banana, sempre que vai às compras, pede um saco de plástico novo!!! 😭
Estima-se que, na Europa, cada pessoa consome cerca de 500 sacos plástico por ano, que acabam no lixo ao fim de meia hora de utilização ou então no meio-ambiente, criando-se vastas ilhas de lixo plástico nos oceanos (80% da poluição marinha). Os sacos de plástico são constituídos por resinas tóxicas oriundas do petróleo e levam cerca de 500 anos a decompor-se. (Calendarr, 2018).

Não sejas banana! Reutiliza os sacos de plástico!! 
Faz Eco desta mensagem! 🌍♻️

FAZ ECO - Reutilizar

Deitamos muitas coisas coisas que ainda estariam em condições de serem reutilizadas por outras pessoas, ou para outros fins! Reutilizar contribui de forma direta para a nossa economia doméstica, para além de contribuir para o desenvolvimento sustentável do planeta! Não esqueçamos que tudo o que é fabricado necessita do uso de energia e matéria-prima. Ao deitarmos esse objeto ao lixo estando ainda em condições de reutilização, acabamos por estar a desperdiçar a energia que foi usada na fabricação, o combustível usado no transporte e a matéria prima empregada. Sem contar que, se este objeto não for descartado de forma correta, poderá poluir o meio ambiente.

Portanto.... #NãoSejasBanana ! Reutiliza e Faz Eco desta mensagem!
#FazEco #Nãosejasbanana #JuventudecruzVermelha #Reutilizar

sábado, novembro 17, 2018

VI caminhada pela vida

A "VI caminhada pela vida" realizou-se ontem em Vila  Viçosa.

Mais do que a angariação de dinheiro para a Liga contra o cancro, do convívio e da amizade presente, houve testemunhos de doentes, cuidadores e amigos e a sensibilização para a prevenção do cancro foi o principal objetivo.

Obrigaga a todos os que nos acompanharam.




Exercício Transfronteiriço: Simulacro de sismo

Decorreu hoje, na barragem da Ajuda, um exercício transfronteiriço simulando um sismo de grande magnitude.
As delegações da CVP Alentejo e da CRE Estremadura estiveram presentes, nesta cooperação transfronteiriça, no âmbito do projeto INTERRREG.

Veja mais imagens e informações, na reportagem da Radio Elvas, em: https://radioelvas.com/2018/11/17/simulacro-de-sismo-de-grande-magnitude-decorreu-hoje-na-ponte-da-ajuda-c-fotos/







quarta-feira, novembro 14, 2018

Tempo de Viver

O Município de Vila Viçosa aprovou a participação no Programa “É Tempo de Ajudar”, integrado na 7ª Campanha Solidária da Associação Coração Delta.

Este programa tem como principal objetivo angariar produtos de higiene para os idosos do Concelho de Vila Viçosa, considerando que a higiene é um dos fatores determinantes para a melhoria da sua qualidade de vida. 

Neste contexto, irá  decorrer  nos dias 17 e 18 de Novembro a 7 ª Campanha, numa parceria entre o Município de Vila Viçosa, o Intermarché e a Associação  Coração Delta. 

A Cruz Vermelha Portuguesa de Vila Viçosa, Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 639 de Vila Viçosa, Cáritas Paroquial de Vila Viçosa, Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa e Conferência de Sº Vicente Paulo juntam-se a esta causa na recolha dos produtos.

É tempo de ajudar!







segunda-feira, novembro 12, 2018

Encontro Transfronteiriço de Voluntariado de Cruz Vermelha 2018

Durante os dias 10 e 11 de novembro, mais de 50 voluntárias e voluntários de Cruz Roja Espanhola da Extremadura e Cruz Vermelha Portuguesa do Alentejo reuniram-se em Vila Viçosa, no Encontro Transfronteiriço de Voluntariado de Cruz Vermelha 2018, no âmbito do projeto "unidades transfronteiriças de sensibilização, proteção e intervenção em emergências" (Unite), financiado por fundo europeu de Desenvolvimento Rural (feder) e a diretoria da Extremadura.

No projeto são contempladas ações de sensibilização para a população sobre os problemas ambientais e a proteção e conservação do meio natural na Extremadura Espanhola e no Alentejo, formação especializada ao voluntariado e a proteção das pessoas afectadas por situações de desastres naturais, através da intervenção. Conjunto dos equipamentos transfronteiriços de emergências.
Foi um prazer receber-vos a todos!



Até breve!
















FAZ ECO - Recicla roupa

A indústria do vestuário é responsável pelo uso extensivo de água e pela poluição, produzindo 2,1 mil milhões de toneladas de resíduos anualmente. Além disso, o consumo global de roupa duplicou entre 2000 e 2014. Numa média global, cada pessoa compra 5 quilos de roupas por ano, mas na Europa e nos Estados Unidos o número chega aos 16 quilos. O consumo geral de vestuário deve aumentar para 102 milhões de toneladas em 2030. Este aumento projetado no consumo global de moda criará novos problemas e riscos ambientais. (Fashion Network, 2017).


Não sejas Banana e mantém a tua imagem com roupas em segunda mão. Ajuda o nosso planeta a ser mais sustentável.

#naosejasbanana 

#FazEco 
#juventudecruzvermelha
#Reutilizar


segunda-feira, novembro 05, 2018

Última recolha de sangue de 2018


FAZ ECO - Evita o plástico

Esta banana usa sempre copos de plástico novos para beber café!

"Atualmente, cerca de oito milhões de toneladas de plástico são despejadas no oceano todos os anos, matando a vida marinha e entrando na cadeia alimentar humana, revelou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente no final de 2017 (Inês Figueiredo, TSF)."

Não sejas banana! Evita o plástico. 

#naosejasbanana 
#FazEco 
#juventudecruzvermelha
#Reduzir




segunda-feira, outubro 29, 2018

FAZ ECO - Poupa Água

A Banana deixa as torneiras a pingar e não desliga a água enquanto lava os dentes!! 😡



“Cerca de 800 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável e, só na Europa, 19% do território revela "stress" hídrico, não tendo água suficiente para abastecer a população. Em Portugal, os dados apontam para cerca de 3 100 milhões de metros cúbicos de água desperdiçada por ano. Este valor representa cerca de 41% da procura total de água (RTP Ensina).”


Não sejas banana, evita ter a torneira aberta desnecessariamente! 

#naosejasbanana 
#FazEco 
#juventudecruzvermelha


segunda-feira, outubro 22, 2018

Recolha de alimentos - Continente Reguengos de Monsaraz

Poderá encontrar-nos nos próximos dias 27 e 28 de Outubro, no âmbito da Missão Sorriso, na recolha de alimentos do Continente de Reguengos de Monsaraz.

Até lá!


FAZ ECO - Evita o consumo excessivo de energia.


A banana esquece-se muitas vezes do computador ligado, enquanto vai fazer outras tarefas.


“Em Portugal, a eletricidade é a principal fonte de energia consumida no setor doméstico, representando 44% do total. Em média, cada pessoa consome em sua casa, durante um ano, 1.360 kWh de eletricidade, correspondendo à emissão de mais de 400 kg de dióxido de carbono (Missão Reduzir)”.



Não sejas banana e evita o consumo excessivo de energia através de pequenas ações! 



#FazEco 
#juventudecruzvermelha


quinta-feira, outubro 18, 2018

Dia Europeu do Combate ao Tráfico de Seres Humanos


A assinalar o Dia Europeu do Combate ao Tráfico de Seres Humanos, a Cruz Vermelha dá-lhe a conhecer mais sobre este fenómeno, que permanece discreto no debate e intervenção pública.
Pretende-se (re)conhecer, prevenir e intervir no combate ao Tráfico de Seres Humanos.

Saiba mais em https://tinyurl.com/yc5pqxg7

segunda-feira, outubro 15, 2018

FAZ ECO - Evita o desperdício alimentar!

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), calcula que, todos os anos, há um desperdício de cerca de um terço dos géneros alimentares que vão desde a produção até ao seu consumo. Este desperdício representa 1.300 milhões de toneladas, o que seria suficiente para alimentar três mil milhões de pessoas (National Geographic Portugal)!

Evita o desperdício de comida. 

#NaoSejasBanana

segunda-feira, outubro 01, 2018

FAZ ECO- 3 Rs da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar, Reciclar)

Os 3 Rs da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) são ações práticas que contribuem para uma relação harmoniosa com o Meio Ambiente!

A Juventude da Cruz Vermelha "Faz Eco" vai dar-te dicas para como podes cumprir os 3Rs, através de gestos simples que ecoam e diminuem o nosso impacto negativo no meio ambiente.

Este primeiro mês, falaremos de REDUZIR!
Reduzir significa comprar bens e serviços apenas de acordo com as nossas necessidades, para evitar desperdícios. 

É apelar ao consumo consciente!

Reduzindo, FAZES ECO!


#NaoSejasBanana

segunda-feira, setembro 17, 2018

Mostra 3G - Alandroal / Rastreios de Saúde

No passada sábado, dia 15 de Outubro, a CVP de Vila Viçosa colaborou com o projeto "CLDS 3G Alandroal - Mostra 3G Alandroal - Convida à saúde - Envelhecimento saudável e ativo", onde realizou rastreios de tensão arterial, obesidade e diabetes a cerca de 65 participantes.

Obrigada a todos os voluntários!





sábado, setembro 08, 2018

Salvar vidas nas estradas

Hoje, comemora-se o Dia Mundial dos Primeiros Socorros.

De modo a sinalizar este dia, as Sociedades da Cruz Vermelha promoveram uma campanha nacional de prevenção rodoviária, nas bombas de gasolina do país, sensibilizando e relembrando os condutores das boas condutas a ter nas estradas.

“Salvar Vidas na Estrada” é o tema deste Dia Mundial dos Primeiros Socorros.

A Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Vila Viçosa, não ficou de fora e marcou presença nas bombas de gasolina Galp, Intermarché e Comercial do Alentejo, em Vila Viçosa.

A CVP realça a importância da formação em primeiros socorros, a fim de reduzir o número de vítimas nas estradas em Portugal. #ESOCVP #CVP

Obrigada a todos os voluntários que participaram nesta ação, chegando a 96 condutores.





#SobreViver

Pede ajuda sempre que te sentires menos bem e olha para os teus amigos e familiares com carinho e vê se também eles precisam de um ombro ami...