segunda-feira, maio 30, 2011

Banco Alimentar em nova campanha de recolha de alimentos:28 e 29 de Maio

(noticia retirada de: http://www.bancoalimentar.pt/news/view/278)

Graças à sua ajuda há cada vez mais sorrisos
Os Bancos Alimentares Contra a Fome voltaram a apelar à generosidade do público em mais uma campanha de recolha de alimentos durante o fim de semana que passou, em superfícies comerciais e na Internet.

A solidariedade sempre renovada dos portugueses volta a ser posta à prova num momento de particular dificuldade e necessidade: nunca como agora fez tanto sentido a ideia de que é possível fazer a diferença apenas com um pequeno gesto. A coincidir com a campanha de recolha de alimentos na rua, o Banco Alimentar apresenta ainda uma inovação que representa uma comodidade para muitos. A partir de agora, os donativos poderão ser efectuados através de uma plataforma electrónica, sem necessidade da deslocação tradicional aos estabelecimentos comerciais.

“Graças à sua ajuda há cada vez mais sorrisos” é o lema e a mensagem positiva da acção de promoção da campanha nos órgãos de informação, que traduz de uma forma simples o sentido mais puro deste renovado apelo à solidariedade dos Portugueses.
Em 18 regiões do país (Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Aveiro, Abrantes, Setúbal, Cova da Beira, Leiria-Fátima, Oeste, Algarve, Portalegre, Braga, Santarém, Viseu, Viana do Castelo, Terceira e Beja), mais de 31.000 voluntários devidamente identificados estiveram à porta dos estabelecimentos comerciais a convidar os portugueses a associarem-se a uma causa que já conhecem, doando as suas contribuições em alimentos.

Numa época em que muitas famílias portuguesas se encontram em dificuldades, a partilha e a solidariedade são mais do que nunca necessárias. Os desempregados, os idosos, as crianças e as famílias desestruturadas são os grupos mais atingidos pela situação de forte agravamento da situação económica que se vive em Portugal. Para fazer face a um crescente número de pedidos de apoio que têm vindo a chegar aos Bancos Alimentares contra a Fome, é forçoso alargar a sua capacidade de resposta. Concretizar esse objectivo e minorar as carências de muitos, atingidos indiscriminadamente pela contundência da crise económica, está nas mãos de cada um e de todos, respondendo “presente” com um “pequeno” gesto à medida da disponibilidade individual e que se torna “grande” no colectivo.

A combinação da solidariedade generosa dos portugueses e da eficácia comprovada da acção dos Bancos Alimentares Contra a Fome na tentativa de minorar a penosa realidade das carências alimentares, constitui a prova evidente de que a sociedade civil se pode – e deve – substituir com vantagem ao Estado na resolução de alguns dos problemas com que se confrontam as sociedades modernas, tornados recentemente ainda mais evidentes e agravados pela crise económica, que trouxe consigo um significativo abrandamento da actividade e um brutal e súbito agravamento do desemprego.

A campanha decorre nos moldes tradicionais durante o fim-de-semana de 28 e 29 de Maio: voluntários dos Bancos Alimentares Contra a Fome, devidamente identificados, solicitam a participação do público à entrada dos estabelecimentos comerciais. Para participar nesta campanha, basta aceitar um saco do Banco Alimentar e nele colocar bens alimentares para partilhar com quem mais precisa. São privilegiados os produtos não perecíveis, tais como leite, conservas, azeite, açúcar, farinha, bolachas, massas, óleo, etc.

A campanha mobilizou mais 31.000 pessoas que, a título voluntário, recolhem as contribuições efectuadas nos estabelecimentos comerciais, as transportam e arrumam nos armazéns dos dezanove Bancos Alimentares em actividade.

O produto da campanha, ainda com recurso ao voluntariado, será distribuído localmente a pessoas com carências alimentares comprovadas através de mais de 1.936 Instituições de Solidariedade Social previamente seleccionadas e acompanhadas ao longo de todo o ano por voluntários visitadores.
Este modelo de intervenção permite assim uma grande proximidade entre quem dá e quem recebe e possibilita o desenvolvimento de um trabalho de inclusão social que vai para além do mero assistencialismo.

Campanha "Ajuda Vale"
Em simultâneo com a campanha tradicional de recolha vai ainda decorrer até 6 de Junho a campanha "Ajuda Vale", em todas as lojas das cadeias Dia/Minipreço, El Corte Inglês, Jumbo/Pão de Açúcar, Lidl, Continente e Pingo Doce.

Nesses estabelecimentos serão disponibilizados, em suportes próprios, vales de produtos seleccionados (como azeite, óleo, leite, salsichas e atum). Cada cupão representa uma unidade do produto (por exemplo, "1 litro de azeite", "1 litro de leite", etc.). Este cupão, para além de mencionar que se trata de uma entrega destinada aos Bancos Alimentares Contra a Fome, refere de forma clara a identificação do tipo de produto, a respectiva unidade e inclui um código de barras próprio, através do qual é efectuado o controlo das dádivas. Ao efectuar o pagamento, o dador entrega o cupão "Ajuda Vale" na caixa registadora e os produtos ficam claramente identificados no talão de caixa. A logística de transporte para os Bancos Alimentares contra a Fome fica a cargo de cada uma das cadeias de distribuição.

Mais de 319 mil pessoas receberam ajuda em 2010
De acordo com os dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome, ao longo de 2010 foram apoiadas com produtos mais de 1.936 instituições, que concederam ajuda alimentar a mais de 319 mil pessoas comprovadamente carenciadas. No ano passado os dezassete Bancos Alimentares Contra a Fome em actividade distribuíram um total de 26 567 toneladas de alimentos (equivalentes a um valor global estimado superior a 37,7 milhões de euros), ou seja, um movimento médio de 106,2 toneladas por dia útil.



Dados mais relevantes
• Campanha "Saco" nos dias 28 e 29 de Maio em 1.560 estabelecimentos comerciais com a adesão de 31 900 voluntários;
• Campanha "Ajuda Vale" de 28 de Maio a 5 de Junho com entrega de vales que representam produtos em todas as lojas das cadeias Dia/Minipreço, El Corte Inglês, Jumbo/Pão de Açúcar, Lidl, Continente e Pingo Doce;
• Possibilidade de contribuição na rede de lojas Payshop (3.900 lojas espalhadas por todo o país) fazendo uma doação em dinheiro que será convertida em leite e dará lugar à emissão de recibo;
• 319 mil pessoas carenciadas apoiadas através de 1.936 instituições em 19 regiões do país, muitas das quais se encontram privadas de outro tipo de alimentação;
• 26. 567 toneladas de alimentos distribuídos em 2010, que equivalem a uma média diária de 106 toneladas por dia útil.

Para mais informações sobre a campanha, contactar:
Banco Alimentar Contra a Fome: 91 900 02 63 - 21 364 96 55 - www.bancoalimentar.pt

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