sexta-feira, outubro 15, 2010

Dia Mundial da Espirometria

A Espirometria é um teste respiratório simples, não invasivo, em que se pede ao doente que encha o peito de ar e sopre com força para dentro de um tubo, de modo a registar a quantidade de ar expirada, ou seja, o débito expiratório.

Este teste permite perceber se os brônquios se encontram obstruídos ou normais.



Através deste exame simples de diagnóstico é possível diagnosticar novos casos de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).

Em Portugal a DPOC afecta cerca de 500.000 pessoas e é a sexta causa de morte. Devido ao seu carácter progressivo, o diagnóstico e o tratamento atempado são fundamentais para a prevenção de complicações e para reduzir as consequências na qualidade de vida dos doentes.

A DPOC está a crescer rapidamente em muitos países, como resultado da exposição a variados factores de risco, dos quais o tabaco é o principal causador de doença. É uma doença crónica, progressiva e irreversível que acomete os pulmões e tem como principais características a destruição de muitos alvéolos e o comprometimento dos restantes. Ocorre com mais freqüência em homens com idade mais avançada. Pessoas que tiveram tuberculose também podem desenvolver a doença.

Os principais sintomas dos pacientes são a limitação do fluxo aéreo (entrada e saída do ar), principalmente na fase expiratória, a dispneia (falta de ar), a hiperinsulflação dinâmica que leva ao encurtamento das fibras musculares do diafragma, fadiga muscular, insuficiência respiratória entre outros.

Os principais fatores desencadeadores da DPOC (enfisema e bronquite crónica) estão relacionados principalmente ao tabagismo, seguido de exposição passiva ao fumo(pessoa que vive junto com o fumador), exposição à poeira por vários anos, poluição ambiental, e até fatores genéticos nos casos que se comprova a deficiência de enzimas relacionadas à destruição do parênquima pulmonar (estruturas dos pulmões).



(Saiba mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_pulmonar_obstrutiva_cr%C3%B4nica ou contacte a equipa médica da CVP de Vila Viçosa)

Sem comentários:

#SobreViver

Pede ajuda sempre que te sentires menos bem e olha para os teus amigos e familiares com carinho e vê se também eles precisam de um ombro ami...